Sobre o Curso
Nosso programa está cuidadosamente organizado em três fases complementares, respeitando uma progressão didática que favorece tanto o domínio teórico quanto a aplicação prática dos conhecimentos.
🔷 FASE 1 – BÁSICA (CONHECIMENTOS INTRODUTÓRIROS NECESSÁRIOS E DE NIVELAMENTO)
Iniciaremos com o nivelamento conceitual e doutrinário da Atividade de Inteligência Penitenciária (IPEN), com base nas normativas e boas práticas nacionais. Vamos tratar de princípios, valores, características essenciais da atividade, além dos estados da mente, tipos de conhecimento, operações de inteligência, contrainteligência, e produção documental. Essa base comum é indispensável para consolidar uma linguagem institucional coesa e uma atuação estratégica articulada.
🔷 FASE 2 – INTERMEDIÁRIA (APRENDIZAGEM COM EMBASAMENTO TEÓRICO DO MÉTODO E DAS TÉCNICAS DE GESTÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS)
Avançaremos para o estudo da Gestão e Análise de Riscos como instrumentos estruturantes da produção de conhecimento em inteligência. Estudaremos normas internacionais como a ISO 31000 e a ISO 31010, e aplicaremos ferramentas consagradas como SWOT, GUT, 5W2H, Delphi, entre outras. O foco será a aprendizagem organizacional baseada em cenários e a transformação de dados em conhecimento útil para o assessoramento estratégico das lideranças institucionais e grupos de intervenção tática.
🔷 FASE 3 – AVANÇADA (APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, COM SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS OU “JOGOS DE GUERRA” COM RELATÓRIOS DE PROPOSTAS E RESULTADOS)
Chegaremos à etapa mais desafiadora e instigante do curso. Vivenciaremos simulações táticas e estratégicas por meio de jogos de guerra acadêmicos. Serão apresentados cenários que envolvem falhas operacionais, lacunas normativas, dilemas éticos e riscos críticos – como rebeliões, suicídios, corrupção, suborno, contenções falhas, e tentativas de fuga. Nessas simulações, os senhores e senhoras deverão interpretar normas, diagnosticar riscos, elaborar relatórios técnicos e propor medidas mitigadoras. Uma experiência de aprendizagem ativa e transformadora.
O PROPÓSITO maior deste curso é elevar a capacidade institucional da Polícia Penal em todo o país, dotando seus quadros estratégicos de instrumentos modernos, pensamento crítico e domínio técnico para antecipar ameaças, prevenir crises e proteger vidas – inclusive a vida da própria instituição.
Este curso será ofertado integralmente on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da empresa Cursos Educar – Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, com tutoria ativa, suporte técnico constante, materiais didáticos de alta qualidade (em PDF e videoaulas), fóruns de discussão, estudos de caso e avaliações integradas à prática.
✓ Início da turma: imediato
✓ Matrícula grátis
✓ 100% online
✓ Com certificado
✓ Conclusão em até 6 meses
✓ Carga horária: 50h
Objetivo Geral
Estabelecer fundamentos teóricos, princípios, valores, estrutura e procedimentos que norteiem a implementação, a organização e o funcionamento da atividade de Inteligência Penitenciária no Brasil, com vistas à produção de conhecimentos estratégicos e à proteção institucional frente às ameaças internas e externas, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública e do sistema penitenciário.
Matriz Curricular
FASE 1 – BÁSICA: 15 horas (CONHECIMENTOS INTRODUTÓRIOS NECESSÁRIOS E DE NIVELAMENTO)
1.1 Conceito
1.2 Finalidades
1.3 Características
- Produção de conhecimento
- Assessoria
- Verdade com significado
- Busca de dados protegidos
- Ações especializadas
- Economia de meios
- Iniciativa
- Abrangência
- Flexibilidade
- Segurança
1.4 Princípios
- Amplitude, Interação, Objetividade, Oportunidade, Permanência, Precisão, Simplicidade, Imparcialidade, Compartimentação, Controle, Sigilo
1.5 Valores
1.6 Ramos (Inteligência e Contrainteligência)
1.7 Fontes (Abertas e Protegidas)
1.8 Meios de obtenção de dados (Humana e Eletrônica)
2 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
2.1 Estados da mente
2.2 Trabalhos intelectuais
2.3 Tipos de conhecimento
2.4 Ciclo da Produção do Conhecimento (CPC)
- Planejamento
- Reunião de dados e/ou conhecimentos
- Processamento
- Utilização
2.5 Avaliação de resultados
2.6 Documentos de inteligência
- Externos e internos
- Requisitos, classificação, restrição e transmissão
3 – OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
3.1 Conceito
3.2 Pessoal empregado
3.3 Tipos de operações
3.4 Planejamento das operações
- Medidas de controle, coordenação, avaliação, orientação e segurança
4 – CONTRAINTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA
4.1 Conceitos básicos
4.2 Segmentos
- Segurança Orgânica (SEGOR)
• Segurança Ativa (SEGAT)
FASE 2 – INTERMEDIÁRIA (10 horas): APRENDIZAGEM COM EMBASAMENTO TEÓRICO DO MÉTODO E DAS TÉCNICAS DE GESTÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS
- Fundamentos Teóricos
- Conceito de risco (NBR ISO 31000/2009)
- A atividade de inteligência como ferramenta de assessoramento
- Aprendizagem institucional baseada em cenários
- Metodologia da Análise de Riscos (AR)
- Diferença entre risco e problema
- Análise de Riscos como tipo de conhecimento aplicado
- Gestão de Riscos (GR)
- Estrutura do Ciclo de Gestão de Riscos:
o Estabelecimento do contexto
o Identificação de riscos
o Estimativa de riscos (Probabilidade x Impacto)
o Avaliação e Matriz de Riscos
o Tratamento dos riscos (sem execução, apenas assessoramento)
- Técnicas de Apoio e Ferramentas de Diagnóstico
- Matriz SWOT aplicada à AR
- Ferramentas: Brainstorming, Entrevista Estruturada, Checklist, 5W2H, Delphi, Mini Delphi, GUT
- Tabelas de Probabilidade e de Impacto
- Aprendizagem e Monitoramento
- Comunicação e Consulta
- Monitoramento e Análise Crítica (PDCA)
- A importância da retroalimentação do sistema
FASE 3 – AVANÇADA (25 horas): APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, COM SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS OU “JOGOS DE GUERRA” COM RELATÓRIOS DE PROPOSTAS E RESULTADOS
1. Fundamentos Normativos e Operacionais
- Regulamentos e boas práticas aplicadas ao DEPEN
- Conceitos operacionais e fundamentos do POP
- Relação entre norma e execução: o ciclo do conhecimento prisional
2. Pontos Críticos da Atividade Prisional
- Controle de acesso, identificação, movimentação
- Procedimentos de escolta, visitas e contenção
- POP: contenção física, uso seletivo da força, busca pessoal, atendimento de ocorrência, revista
- Identificação de riscos operacionais (falhas, excesso, omissões)
3. Simulação Tática I: Procedimentos sob Estresse
“Jogos de Guerra” operacionais baseados em falhas e dilemas táticos
- Simulação de entrada irregular (acesso sem conferência)
- Ocorrência interna com omissão no uso progressivo da força
- Busca pessoal falha + entrada de ilícito
- Relatório de ocorrência inconsistente
Atividades:
- Leitura dos dispositivos normativos aplicáveis
- Abertura do cenário (enunciado)
- Tomada de decisão em tempo real
- Elaboração do relatório de inteligência do incidente
4. Simulação Estratégica II: Inteligência e Prospecção
“Jogos de Guerra” estratégicos com produção de conhecimento institucional
- Planejamento de escolta com fuga simulada
- Ocorrência de suicídio com falhas de rotina e monitoramento
- Suborno de servidor e ausência de fiscalização
- Tentativa de resgate externo com comunicação falha
Atividades:
- Análise de normas
- Levantamento de ameaças e vulnerabilidades
- Elaboração de matriz SWOT do cenário
- Produção de relatório com proposta de resposta
5. Produção e Apresentação de Relatórios Técnicos
- Elaboração de relatórios finais por equipe
- Estrutura de relatório técnico de inteligência institucional:
o Diagnóstico
o Avaliação da norma aplicada
o Riscos identificados
o Proposta de prevenção ou mitigação
• Apresentação oral dos relatórios e debates críticos
Diploma
A certificação nos cursos online da empresa Cursos Educar está vinculada à integralização do curso pelo discente, que inclui a avaliação e aprovação do percentual de frequência e do aproveitamento acadêmico do aluno em cada módulo ou disciplina e à aprovação na Atividade Final.