Curso Online de Inteligência Penitenciária em Gestão do Conhecimento e Jogos de Guerra para Policiais Penais

Invista em seu Futuro!

Início da turma: imediato

 Matrícula grátis

100% online

Com certificado

Conclusão em até 6 meses

Carga horária: 50h

Investimento do aluno:

De R$ 599,00

Por R$299,00

Coordenação:

Prof. Msc. Fábio Figueirôa

Professor: 

Jocemar Pereira da Silva

(Policial Judicial)

Sobre o Curso

Nosso programa está cuidadosamente organizado em três fases complementares, respeitando uma progressão didática que favorece tanto o domínio teórico quanto a aplicação prática dos conhecimentos.

🔷 FASE 1 – BÁSICA (CONHECIMENTOS INTRODUTÓRIROS NECESSÁRIOS E DE NIVELAMENTO)

Iniciaremos com o nivelamento conceitual e doutrinário da Atividade de Inteligência Penitenciária (IPEN), com base nas normativas e boas práticas nacionais. Vamos tratar de princípios, valores, características essenciais da atividade, além dos estados da mente, tipos de conhecimento, operações de inteligência, contrainteligência, e produção documental. Essa base comum é indispensável para consolidar uma linguagem institucional coesa e uma atuação estratégica articulada.

🔷 FASE 2 – INTERMEDIÁRIA (APRENDIZAGEM COM EMBASAMENTO TEÓRICO DO MÉTODO E DAS TÉCNICAS DE GESTÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS)

Avançaremos para o estudo da Gestão e Análise de Riscos como instrumentos estruturantes da produção de conhecimento em inteligência. Estudaremos normas internacionais como a ISO 31000 e a ISO 31010, e aplicaremos ferramentas consagradas como SWOT, GUT, 5W2H, Delphi, entre outras. O foco será a aprendizagem organizacional baseada em cenários e a transformação de dados em conhecimento útil para o assessoramento estratégico das lideranças institucionais e grupos de intervenção tática.

🔷 FASE 3 – AVANÇADA (APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, COM SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS OU “JOGOS DE GUERRA” COM RELATÓRIOS DE PROPOSTAS E RESULTADOS)

Chegaremos à etapa mais desafiadora e instigante do curso. Vivenciaremos simulações táticas e estratégicas por meio de jogos de guerra acadêmicos. Serão apresentados cenários que envolvem falhas operacionais, lacunas normativas, dilemas éticos e riscos críticos – como rebeliões, suicídios, corrupção, suborno, contenções falhas, e tentativas de fuga. Nessas simulações, os senhores e senhoras deverão interpretar normas, diagnosticar riscos, elaborar relatórios técnicos e propor medidas mitigadoras. Uma experiência de aprendizagem ativa e transformadora.

O PROPÓSITO maior deste curso é elevar a capacidade institucional da Polícia Penal em todo o país, dotando seus quadros estratégicos de instrumentos modernos, pensamento crítico e domínio técnico para antecipar ameaças, prevenir crises e proteger vidas – inclusive a vida da própria instituição.

Este curso será ofertado integralmente on-line, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da empresa Cursos Educar – Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial, com tutoria ativa, suporte técnico constante, materiais didáticos de alta qualidade (em PDF e videoaulas), fóruns de discussão, estudos de caso e avaliações integradas à prática.

Início da turma: imediato

 Matrícula grátis

100% online

Com certificado

Conclusão em até 6 meses

Carga horária: 50h

Objetivo Geral

Estabelecer fundamentos teóricos, princípios, valores, estrutura e procedimentos que norteiem a implementação, a organização e o funcionamento da atividade de Inteligência Penitenciária no Brasil, com vistas à produção de conhecimentos estratégicos e à proteção institucional frente às ameaças internas e externas, contribuindo para o fortalecimento da segurança pública e do sistema penitenciário.

Matriz Curricular

FASE 1 – BÁSICA: 15 horas (CONHECIMENTOS INTRODUTÓRIOS NECESSÁRIOS E DE NIVELAMENTO)

1.1 Conceito

1.2 Finalidades

1.3 Características

  • Produção de conhecimento
  • Assessoria
  • Verdade com significado
  • Busca de dados protegidos
  • Ações especializadas
  • Economia de meios
  • Iniciativa
  • Abrangência
  • Flexibilidade
  • Segurança

1.4 Princípios

  • Amplitude, Interação, Objetividade, Oportunidade, Permanência, Precisão, Simplicidade, Imparcialidade, Compartimentação, Controle, Sigilo

1.5 Valores

1.6 Ramos (Inteligência e Contrainteligência)

1.7 Fontes (Abertas e Protegidas)

1.8 Meios de obtenção de dados (Humana e Eletrônica)

2 – PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO NA INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA

2.1 Estados da mente

2.2 Trabalhos intelectuais

2.3 Tipos de conhecimento

2.4 Ciclo da Produção do Conhecimento (CPC)

  • Planejamento
  • Reunião de dados e/ou conhecimentos
  • Processamento
  • Utilização

2.5 Avaliação de resultados

2.6 Documentos de inteligência

  • Externos e internos
  • Requisitos, classificação, restrição e transmissão

3 – OPERAÇÕES DE INTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA

3.1 Conceito

3.2 Pessoal empregado

3.3 Tipos de operações

3.4 Planejamento das operações

  • Medidas de controle, coordenação, avaliação, orientação e segurança

4 – CONTRAINTELIGÊNCIA PENITENCIÁRIA

4.1 Conceitos básicos

4.2 Segmentos

  • Segurança Orgânica (SEGOR)

•          Segurança Ativa (SEGAT)

FASE 2 – INTERMEDIÁRIA (10 horas): APRENDIZAGEM COM EMBASAMENTO TEÓRICO DO MÉTODO E DAS TÉCNICAS DE GESTÃO E ANÁLISE DE CENÁRIOS

  1. Fundamentos Teóricos
  • Conceito de risco (NBR ISO 31000/2009)
  • A atividade de inteligência como ferramenta de assessoramento
  • Aprendizagem institucional baseada em cenários
  1. Metodologia da Análise de Riscos (AR)
  • Diferença entre risco e problema
  • Análise de Riscos como tipo de conhecimento aplicado
  1. Gestão de Riscos (GR)
  • Estrutura do Ciclo de Gestão de Riscos:

o          Estabelecimento do contexto

o          Identificação de riscos

o          Estimativa de riscos (Probabilidade x Impacto)

o          Avaliação e Matriz de Riscos

o          Tratamento dos riscos (sem execução, apenas assessoramento)

  1. Técnicas de Apoio e Ferramentas de Diagnóstico
  • Matriz SWOT aplicada à AR
  • Ferramentas: Brainstorming, Entrevista Estruturada, Checklist, 5W2H, Delphi, Mini Delphi, GUT
  • Tabelas de Probabilidade e de Impacto
  1. Aprendizagem e Monitoramento
  • Comunicação e Consulta
  • Monitoramento e Análise Crítica (PDCA)
  • A importância da retroalimentação do sistema

FASE 3 – AVANÇADA (25 horas): APLICAÇÃO PRÁTICA DO CONHECIMENTO ADQUIRIDO, COM SIMULAÇÕES DE CENÁRIOS OU “JOGOS DE GUERRA” COM RELATÓRIOS DE PROPOSTAS E RESULTADOS

1. Fundamentos Normativos e Operacionais

  • Regulamentos e boas práticas aplicadas ao DEPEN
  • Conceitos operacionais e fundamentos do POP
  • Relação entre norma e execução: o ciclo do conhecimento prisional

2. Pontos Críticos da Atividade Prisional

  • Controle de acesso, identificação, movimentação
  • Procedimentos de escolta, visitas e contenção
  • POP: contenção física, uso seletivo da força, busca pessoal, atendimento de ocorrência, revista
  • Identificação de riscos operacionais (falhas, excesso, omissões)

3. Simulação Tática I: Procedimentos sob Estresse

“Jogos de Guerra” operacionais baseados em falhas e dilemas táticos

  • Simulação de entrada irregular (acesso sem conferência)
  • Ocorrência interna com omissão no uso progressivo da força
  • Busca pessoal falha + entrada de ilícito
  • Relatório de ocorrência inconsistente

Atividades:

  1. Leitura dos dispositivos normativos aplicáveis
  2. Abertura do cenário (enunciado)
  3. Tomada de decisão em tempo real
  4. Elaboração do relatório de inteligência do incidente

4. Simulação Estratégica II: Inteligência e Prospecção

“Jogos de Guerra” estratégicos com produção de conhecimento institucional

  • Planejamento de escolta com fuga simulada
  • Ocorrência de suicídio com falhas de rotina e monitoramento
  • Suborno de servidor e ausência de fiscalização
  • Tentativa de resgate externo com comunicação falha

Atividades:

  1. Análise de normas
  2. Levantamento de ameaças e vulnerabilidades
  3. Elaboração de matriz SWOT do cenário
  4. Produção de relatório com proposta de resposta

5. Produção e Apresentação de Relatórios Técnicos

  • Elaboração de relatórios finais por equipe
  • Estrutura de relatório técnico de inteligência institucional:

o          Diagnóstico

o          Avaliação da norma aplicada

o          Riscos identificados

o          Proposta de prevenção ou mitigação

•          Apresentação oral dos relatórios e debates críticos

Diploma

A certificação nos cursos online da empresa Cursos Educar está vinculada à integralização do curso pelo discente, que inclui a avaliação e aprovação do percentual de frequência e do aproveitamento acadêmico do aluno em cada módulo ou disciplina e à aprovação na Atividade Final.

Aula demonstrativa

 

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