• Atendimento Online
    Via Chat e Email
  • Central 24 horas
    (79) 3044-8982
0
12
Julho
2017

Curso pretende reduzir carência de Tutores On-line em Sergipe

O Tutor em Educação a Distância exerce um papel importante no processo ensino-aprendizagem de cursos on-line ou presenciais de aperfeiçoamento, técnico e até superior. Apesar de ser uma das atividades que mais crescem no país, Sergipe ainda tem uma grande carência de profissionais capacitados no Estado. Com isso, empresas do ramo precisam recorrer a especialistas de outros Estados para atuarem como Tutores em EAD ou On-line em diversas áreas do conhecimento.

Com expertise no mercado, o Instituto Educar (empresa com matriz em Aracaju e filial no Rio de Janeiro) vem desenvolvendo vários cursos em todo o Brasil e contratando Tutores para atuarem neste mercado em ascensão. “Em 2015, ofertamos dois cursos na área farmacêutica em parceria com o Ministério da Saúde e contratamos mais de 30 tutores. Chegamos a pagar a cada tutor cerca de R$ 3.000,00. A grande maioria deles do eixo Brasília-Rio-São Paulo. Aqui de Sergipe, só conseguimos selecionar apenas dois, devido à falta de capacitação em Tutoria On-line”, explica o diretor geral do Instituto Educar, Fábio Figueirôa.

Oportunidade profissional

Por ser uma atividade profissional que pode ser realizada de forma online ou a distância, os Tutores têm um grande mercado promissor pela frente, além de aumentar a renda familiar. Um exemplo é a assistente Administrativa, Vanessa Costa. Ela trabalha nos dois turnos em um cartório de Aracaju e, aproveita parte da noite e os fins de semana, para realizar a tutoria em um curso de Raciocínio Lógico On-line. “Além de ser uma renda extra, não me atrapalha em nada nas minhas atividades diárias. Tenho alunos de vários Estados brasileiros que só me conhecem por fotografia. É, sem dúvida, uma atividade enriquecedora para ambas as partes”, declara.

 

Curso Formação de Tutores

Com o intuito de mudar este cenário, está sendo lançado em Aracaju, um curso exclusivo com Formação de Tutores em Educação a Distância. O curso é semipresencial: duas semanas presenciais e duas a distância, por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). O intuito é que o aluno tenha uma vivência de atuação como tutor nas duas modalidades de ensino. Estão sendo ofertadas apenas 45 vagas, distribuídas em 3 (três) turnos: manhã, tarde e noite. A carga horária é de 100 horas, com início do curso em 14 de agosto e término 8 de setembro. Uma novidade neste curso é que os formados poderão lançar cursos on-line pelo portal do Instituto Educar e já entrar no mercado de trabalho.

Nos encontros on-line do curso, a plataforma utilizada é o Moodle (AVA mais utilizado no Mundo e pela grande maioria das universidades brasileiras). Ao término, o aluno sendo aprovado, receberá um Certificado e terá condições de: conhecer as atividades desenvolvidas durante a tutoria presencial e a distância; possibilitar o entendimento e a utilização das ferramentas disponíveis no Moodle e compreender de que forma o tutor pode atuar em sala de aula presencial ou virtual na aprendizagem dos estudantes. Podem participar do curso, profissionais em formação ou em fase de aperfeiçoamento, todos os níveis de ensino e áreas de conhecimento, alunos universitários, além de graduados em atuação que almejam uma formação continuada de qualidade.

Os interessados em realizar o curso podem entrar em contato pelo telefone (79) 3044 8982 ou acessar o portal www.cursoseducar.com.br e fazer sua inscrição. No último dia de curso, na entrega dos certificados, os alunos irão fazer uma doação de uma lata de leite em pó que será entregue a creche Almir do Picolé.

Autor: Da Redação
Em: 12/07/2017 18:20
Visualizações: 135

Comentários